sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dicas e truques para cozinhar

Foto de Nancy Neide F

VENHAM/VISITAR↓CURTIR↓COMPARTILHAR
www.facebook.com/CulinariaBrilhante.EstrelaGuiaNF

Dicas e truques para cozinhar
Dicas brilhantes
Aprender e apreender....
Mesmo que você já seja um grande gourmet, há sempre uma dica ou truque que ainda não conhece, afinal de contas, estamos sempre aprendendo. Separamos algumas delas para facilitar o sue dia a dia na cozinha.
BAGAÇO DE MILHO
Quando você prepara um curau, é necessário ralar ou bater no liquidificador, ou bater no processador o milho, coá-lo para depois usar na receita.
A fibra ralada que sobra é o que chamamos de bagaço de milho. Esta fibra pode ser aproveitada para fazer um bolo delicioso, que fica macio e com a textura delicada.
COZINHANDO NA PRESSÃO
Ao utilizar panela de pressão, não ultrapasse a metade de sua capacidade. Isso porque, à medida que cozinham, as leguminosas soltam uma película que pode entupir a válvula da panela. Cozinhe em fogo baixo e com água suficiente para não secar.
Só abrir a tampa da panela de pressão depois que sair todo o vapor.
APROVEITAMENTO DO CALDO DOS GRÃOS
Utilize a água do cozimento do grão-de-bico, lentilha e feijão branco para enriquecer sopas, caldos ou arroz.
CONSERVANDO A COR DE CONDIMENTOS
Para conservar a cor original da mostarda e da páprica em pó, guarde-as na geladeira, assim, não escurecem.
DIFERENÇA ENTRE GRÃOS E LEGUMINOSAS
As leguminosas são grãos que dão em vagem, como feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha. Os cereais são os grãos que dão nas espigas, como milho, trigo, arroz e cevada.
QUANDO ESQUECER DE COLOCAR DE MOLHO
Se preferir, em vez de deixar as leguminosas de molho na véspera, coloque-as de molho em água fervente, uma ou duas horas antes de começar a receita.
PARA NÃO TRANSBORDAR
Cozinhe as leguminosas em panela semi tampada, em fogo médio, para evitar que a água transborde.
CALDA
Quando fizer caldas, não mexa para não açucarar.
Para evitar que a calda de açúcar açucare, pingue algumas gotas de limão durante o preparo.

PARA AFASTAR AS MOSCAS
Sabe-se que o manjericão afasta as moscas.

ALHO DIGESTIVO
Para tornar o alho mais digestivo, retire o pequeno germe verde que existe em seu interior.

HÁLITO FRESCO
Para ter hálito fresco após comer um prato com muito alho, no dia seguinte masque um pouco de salsa fresca ou grão de café.

CEBOLAS SEM LÁGRIMAS
Para evitar as lágrimas ao cortar cebola, guarde-as na geladeira.

RALANDO MANTEIGA
Quando uma receita pedir manteiga gelada, picada, voce pode passá-la por um ralador de queijo, utilizando a face grossa do ralador.

TORTA BEM ASSADA
Existe um truque fácil para assar uma empada ou uma torta fechada e deixar a massa bem crocante. A dica vale apenas para as massas que não precisam ser pré- assadas. Leve uma assadeira vazia ao forno quente por 30 minutos. Monte a torta na forma desejada e leve de volta ao forno sobre a assadeira quente. O calor da assadeira, aliado à temperatura do forno, evita que a parte de cima da massa asse e a inferior fique levemente crua.

PARA RALAR O LIMÃO
Quando voce for ralar a casca de frutas cítricas, como o limão e a laranja, forre o ralador com filme plástico. Assim, voce não desperdica a casca e limpa mais fácil o ralador. O processo é rápido: rale a casca e retire o filme. As raspinhas vão ficar soltas e o ralador limpo.

COMO DESCASCAR OVO DE CODORNA
Para retirar com facilidade a casca do ovo de codorna depois de cozido, pegue uma tesoura e faca um corte do lado mais chato ( mais gordo ) do ovo, onde fica a bolsa de ar. Assim a casca sairá com mais facilidade e o ovo não vai ficar machucado.

SALVANDO UM CREME EMPELOTADO
Se o seu creme empelotar enquanto cozinha, coloque-o no liquidificador e bata.
Ele ficará liso novamemte.

COMO MEDIR MANTEIGA GELADA
Uma boa dica para medir 1/2 xícara de manteiga gelada é colocar 1/2 xícara de água numa xícara de medidas e ir acrescentando a manteiga gelada, em pedacos, até a água atingir a altura de 1 xícara. Quando a receita pede 1/4 de xícara de manteiga gelada voce coloca 1/4 xícara de água na xícara de medidas e vai colocando a manteiga até atingir a 1/2 xícara. Sempre o dobro.

CONGELAR PÃES
É possível congelar os pães prontos (não amanhecidos), que readquirem suas características originais após o descongelamento.

Pão Francês – embalar em sacos plásticos, extraindo o ar; descongelar em temperatura ambiente ou no forno, envolto em folha de alumínio.

Pão de Forma – embalar em plástico, de preferência em porções individuais.
Pesquisa texto de Luis Jucá
Foto e algumas alterações de Nancy Neide F
www.facebook.com/CulinariaBrilhante.EstrelaGuiaNF

Nenhum comentário: