sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

FESTAS E QUANTIDADE DE COMIDA PARA CONVIDADOS




Festas e quantidade de comida para convidados

Para organizar uma festa com sucesso é preciso calcular a quantidade de comida e bebida necessária para atender adequadamente a todos os convidados. Embora os cálculos dependam do tipo de festa, no geral, há algumas regras que devem ser obedecidas.
Para você preparar o cardápio e definir as quantidades, faça primeiro uma previsão de quantas pessoas participarão de sua festa.
Normalmente, calcula-se que 30% dos convidados não comparecem ao encontro.
Docinhos, salgadinhos, bebidas, garçons... Saiba como fazer o cálculo para não deixar faltar nada na sua festa!
Ou seja, antes de começar a preparar uma festa é preciso saber: quantas pessoas vão participar do evento? Qual é a idade desses convidados? A partir destas informações vamos colocar a mão na massa e começar a produção de nossa festa!
 Comidas
Dica 1: Considere o tempo que a festa irá durar. Se os seus cálculos ultrapassarem cinco horas, saiba que as pessoas irão comer e beber bem mais do que uma cerimônia rápida.
Dica 2: Confira a faixa etária dos convidados. Quanto mais jovens, maior será o consumo de comida. O mesmo vale para os homens, que acabam comendo bem mais do que as mulheres.
Encomendas de docinhos e salgadinhos para sua festa!
Canapés e Salgadinhos: Escolha pelo menos cinco opções e dê preferência aos patês e canapés de carpaccio ou salmão, que são leves e não têm quase nada de gordura. De 10 a 12 unidades por pessoa está de bom tamanho.
Entradas e Pratos Quentes: A conta é "um por um", ou seja, o número de convidados multiplicado pelo de pratos. Não dá para fazer mágica ou tentar adivinhar se todos vão querer ou não todas as sugestões. Sem exageros, a melhor combinação ainda é: entrada + massa + carne.
Queijos: Queijos e frios 150g por pessoa e 50g por pessoa de pão.
Churrasco: 300 gramas de carne por pessoa, 300g de frutas/legumes/verduras por pessoa, 100g de farofa por pessoa; 1 pacote de carvão a cada 10 kg de carne.
Pedaço de pizza: (estilo buffet de pizza, o pedaço é bem menor, como se fosse 1/3 do tamanho de um pedaço da pizza família): 8 pedaços de pizza salgada e 3 pedaços de pizza doce por pessoa.
Almoço ou jantar: 50g de arroz cru por pessoa (o arroz aumenta bastante); 300g de carnes/peixe/frango por pessoa; 150g de frutas/legumes/verduras por pessoa.

Contrate os serviços de um bufê para o seu evento!
Doce
Doces: Escolha entre 4 a 8 tipos. Geralmente cada pessoa come de 3 a 12 unidades.
Bem Casados: A teoria é "um para cada um”, mas todos sabemos que na prática o ideal é ter 2 ou 3 bem casados para cada convidado, evitando assim uma situação desagradável de faltar.
Bolo: Calcule 100 gramas por pessoa, mas apenas para 40% da sua lista de convidados, pois com tantas opções de doces, o bolo pode ser desperdiçado.
Pratos, copos e guardanapos
Pratinho e garfo descartável (para bolo): 2 por pessoa.
Copo descartável: 5 por pessoa.
Guardanapo: 50 unidades a cada 10 pessoas.
 Lembrancinha
Elas são entregues somente para as mulheres, que em média representam 60% dos convidados.
Bebidas
Dica 1: Em primeiro lugar é preciso analisar uma série de variáveis importante sobre a festa, como o tempo de duração da festa. Uma festa longa com certeza irá consumir mais bebidas. Também é preciso definir se será um coquetel, almoço ou jantar.
Dica 2: A faixa etária dos convidados também é importante, normalmente os jovens bebem mais que os mais velhos e as crianças bebem a metade dos adultos.
Dica 3: Quando será a festa? Inverno, verão? Os tipos de bebidas variam, no verão o consumo de água, refrigerantes e cerveja aumenta, e no inverno o vinho é mais consumido.
Não Esqueça: O mais importante aqui é a qualidade, afinal, nada mais chato do que acordar com ressaca na manhã seguinte porque a bebida era da pior qualidade.
Refrigerante: 400ml por pessoa se também servir outras bebidas e 600ml por pessoa se servir apenas refrigerantes e água.
Água Mineral: 200ml por pessoa. Lembre-se: muitas pessoas não bebem refrigerantes ou apenas diet. Por isso é importante colocar à disposição dos convidados refrigenrantes diet, água tônica e água com gás para quem não toma bebidas alcoólicas.
Vinho tinto: 1 garrafa de para cada 3 ou 4 pessoas durante um almoço ou jantar e 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas em um coquetel.
Champagne: 1 garrafa para cada 2 pessoas em uma festa "bolo-com-champagne", onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa e 1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas na hora do brinde.
Uísque: 1 garrafa de 750ml para 6 pessoas Cerveja: 2 garrafas por pessoa (se não tiver outras bebidas) ou 1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados se houver também vinho tinto e branco.
Garçons: calcule 1 garçom para cada 15 convidados em coquetéis e 1 garçom para cada 12 convidados em jantares onde os convidados ficam sentados.
 Como escolher o local
Sabemos que existem muitas alternativas de chácaras e salões de festas para locação para todo o tipo de evento. São inúmeras opções que variam de acordo com a quantidade de pessoas, idade, tipo de festa e a quantia que pretende gastar, já que cada tipo de evento exige uma série de características relacionadas ao próprio evento. A seguir algumas dicas importantes para fazer a escolha certa:
 Não deixe a escolha do salão de festa para última hora! Nos períodos de alta temporada e feriados as melhores chácaras costumam ser alugadas com até seis meses de antecedência. Antecipe a sua reserva e garanta a escolha das melhores opções.
 Localização: Pergunte ao proprietário sobre a localização precisa do espaço para evento, inclusive as condições de acesso ao local (estradas), pontos para referência e infra-estrutura da região, como padarias, mercados, farmácias, bem como as condições de segurança. Agende sempre uma visita!
 Para quantas pessoas? Respeite o número de pessoas comunicado no ato da locação. É comum ficar uma lista na portaria com o nome e o número da identidade das pessoas que irão ocupar o imóvel alugado. Visitantes excedentes muitas vezes são barrados já na entrada.
 Contrato, proteção para as duas partes: Mesmo se tratando geralmente de períodos curtos, é comum elaborar-se um “Contrato de Aluguel” e “Laudo de Vistoria” que detalhe tudo o que foi tratado verbalmente ou por e-mail durante a reserva do imóvel. Embora o ideal seja um contrato detalhado, na grande maioria dos casos costumam ser utilizados, com eficiência, documentos mais simples, nos quais devem constar pelo menos as datas de início e término da locação, o preço, o local do imóvel e a descrição dos bens que o guarnecem.
Permite animais? Pensa em levar seu cão ou gato? Verifique antes se é permitido levar animais de estimação.
Segurança no seu evento
Independente do estilo da comemoração, a contratação de segurança para festas é uma alternativa segura e que demonstra preocupação dos anfitriões em relação aos convidados. Inclusive, o valet park também garante mais conforto, porque ninguém precisará se preocupar em estacionar seu automóvel e ainda curtir com calma a festa. Outro detalhe é que seguranças de ambos os sexos é o mais indicado, pois a ala feminina será revistada por mulheres e a ala masculina por homens.

Segundo Gabriel Cordeiro, da empresa especializada em segurança de eventos, EGCM Consultoria e Serviços, a contratação dos seguranças é feita com base em normas da Polícia Federal. “Fazemos o cálculo de 1 segurança para cada 50 convidados”, explica.

Monitores para festas infantis
Uma festa infantil deve ter normalmente os brinquedos e ainda as atividades com uma equipe de recreadores. Segundo Célia Fausto, da empresa Pintando na Festa, o ideal é calcular 1 recreador a cada 15 crianças. “A equipe de recreadores é formada por profissionais com formação em educação física, hotelaria ou turismo ou até mesmo do magistério que estão capacitados em organizar jogos e brincadeiras para as crianças e às vezes os adultos também”.
A contratação de um recreador inclui um mix de atividades como maquiagem no camarim de pintura, esculturas de balões e outras brincadeiras, custa R$ 160,00 para 2h ou R$ 200,00 para 3h de atividades.
Sugestão de quantidades de consumo por pessoa.
Canapés
 4 a 5 unidades por pessoa, se houver salgados.
 12 a 15 unidades por pessoa, se não houver salgados.
Escolha pelo menos cinco opções.

Salgadinhos
 12 a 15 unidades por pessoa, acompanhados de canapés.
 Quando servimos somente coquetel, deve-se contar de 15 a 18 salgados por pessoa.
 Se servimos um prato quente com o coquetel, esta quantidade diminui para 12 a 15 salgados por pessoa.
 Se houver jantar completo, calcula-se uma média de 6 a 8 salgados por pessoa.
Disponha de 12 tipos de salgadinhos para um coquetel ou de 5 tipos para o aperitivo de um jantar, calculando 4 por pessoa.
Coquetel
 12 unidades por pessoa para coqueteis de longa duração.
 6 a 8 unidades por pessoa para coqueteis de curta duração.

Sanduíches
 1 metro de sanduíche cada 6 pessoas.
 Mini-sanduíches - 8 por pessoa.
 Sanduíches - 2,5 por pessoa.

Queijo e Vinho
 Queijos e frios 150g por pessoa.
 Pão 50 g por pessoa.

Entradas e Pratos Quentes
 A conta é "um por um", ou seja, o número de convidados multiplicado pelo de pratos.
A melhor combinação é: entrada + massa + carne.

Vegetais
 150 gramas por pessoa.

Arroz
 50 gramas por pessoa (equivalentes a 150 gramas de arroz cozido).

Massas
 Calcule de 150 gramas de massas por pessoa, se for acompanhamento.
 Calcule de 200 gramas de massas por pessoa, se for prato principal.
 Massa seca 100g por pessoa.
 Massa recheada 150 g por pessoa.

Camarão
 70 gramas de camarão graúdo para cada pessoa (cerca de 7 unidades).

Carnes, Aves e Peixes
 Carne - 180g a 200g por pessoa em um almoço ou jantar onde haverá outros pratos
 Aves - 180 g a 200g por pessoa em um almoço ou jantar onde haverá outros pratos
 Peixe - 250g por pessoa
Churrasco
 300 gramas por pessoa
Frutas
 150 gramas por pessoa

Docinhos
 Quando servidos depois da sobremesa, calcula-se 3 por pessoa
 Sem sobremesa calcula-se de 5 a 6 docinhos por pessoa
 Os docinhos obedecem ao mesmo cálculo dos salgadinhos
Mesmo não sendo festa de criança, mas doces com chocolate, ovos e nozes não podem faltar.
Escolha entre 4 a 8 tipos

Bolo
 Calcule 100 a 150 gramas por pessoa (se a festa tiver muitos doces calcule 100g)
 Bolo para um jantar com sobremesa é de mais ou menos 60grs por pessoa
 Bolo para um evento sem sobremesa é de 100grs por pessoa
 Bolo com sorvete - Bolo 1 kg para cada 12 pessoas, sorvetes 2 litros para cada 8 pessoas

Bem Casado
 2 ou 3 por pessoa

Coquetel
- Calcule cerca de 6 salgados ou canapés por pessoa quando for servir também um jantar ou almoço em seguida.

- Calcule de 4 a 6 salgados ou canapés por pessoa e por hora estimada de festa quando não for servir jantar.

Jantar ou almoço

- Calcule cerca de 200g de carne, peixe ou frango por convidado. No caso de churrasco o cálculo muda e a quantidade aumenta.

- Calcule 50 gramas de arroz por pessoa. Caso seja um risoto essa quantidade sobe para cerca de 70 gramas por pessoa. Agora atenção esse calculo é considerando o arroz já cozido!

- Se for servir batatas, calcule 150 gramas por pessoa.

- Se for servir vegetais, calcule 150 gramas por pessoa.

- Calcule 30g de salada verde por pessoa.

- Calcule 120g de massa por pessoa se for servi-la como acompanhamento. Se for servida como prato principal essa quantidade sobe para 200g.

Sobremesas

- Calcule de 4 a 6 doces por pessoa.

- 1 fatia de bolo ou torta com cerca de 100g por pessoa se essa for a única sobremesa, se for servido doces ou outras sobremesas pode calcular cerca de 60g por pessoa.

- Calcule 120g por pessoa se for servir sobremesa cremosa (como mousses e pudins)

- Se a sobremesa eleita for sorvete, calcule 150g por pessoa.

- Se for servir duas das sobremesas acima diminua a quantidade de cada pela metade.

Nenhum comentário: